5.10.13

Círio de Nazaré

Veja a multidão tomando as ruas da Cidade
Sim, eu moro em Belém do Pará! 
Onde acontece a maior procissão católica do mundo, entende? MAIOR DO MUNDO!
"Pois há de ser mistério agora e sempre. 
Nenhuma explicação sabe explicar. 
É muito mais que ver um mar de gente 
Nas ruas de Belém a festejar 
É fato que a palavra não alcança 
Não cabe perguntar o que ele é 
O Círio ao coração do paraense 
É coisa que não sei dizer... Deixa pra lá. 
Terá que vir Pra ver com a alma o que o olhar não pode ver 
Terá que ter Simplicidade pra chorar sem entender 
Quem sabe assim Verá que a corda entrelaça todos nós. 
Sem diferenças, costurados num só nó. " Fábio de Mello ( escreveu sobre o Círio de Nazaré)

Tenho orgulho de participar todos os anos do Círio de Nazaré, que reúne mais de 2 milhões de pessoas todos os anos. Tenho uma breve história para contar para vocês, ano passado durante 3 meses eu tentei engravidar e nada... Fomos para o Círio e o Rodrigo pediu com fé um filho e 3 semanas depois fiz o teste e estava grávida. Milagre ou não? Não sei... mais já alcancei tantas graças que pedi para Nossa Senhora de Nazaré. O que eu sei é que esse ano nós vamos (é domingo que vem) e estamos ansiosos por esse dia! Primeiro círio do Matheus. Sim ele vai estar no meio da multidão!
A Berlinda, onde a Santa fica durante a procissão
Nada que eu diga pode descrever o que sentimos durante a procissão mas o que posso dizer é que as pessoas arrumam suas casas, recebem parentes de fora do Estado, preparam um almoço com comidas Paraenses e TUDO PARA, tudo mesmo. Os transportes não conseguem chegar ao centro da Cidade e NINGUÉM reclama por isso. Nesse dia caminhar longas distancias é normal. As lojas, fecham, farmácias, supermercados, TUDO. E todos se unem rico, pobre, negro, branco em um único povo os que louvam a virgem de Nazaré.
Mais de 2 milhões de pessoas
A Cidade fica assim! As pessoas trabalham como voluntários, entregando água aos promesseiros que atrelados a uma corda levam a Santa da Sé até a Basílica.
Promesseiros cansados
Corda

Tantas pessoas já vieram para o círio e não conseguiram descrever o que sentem, o que veem. Que nem a letra de uma música que fala do círio o povo cansa o corpo para descansar a alma, é uma sensação boa, pura, sem explicação. É uma mistura de emoções que só se pode sentir.

Para quem gostou tem uma Música linda que a Fafá de Belém canta, que o Fábio de Mello escreveu depois de vir para o círio vale a pena ouvir!

 Eu sou de lá.
 Onde o Brasil verdeja a alma e o rio é mar.
 Eu sou de lá. Terra morena que eu amo tanto, meu Pará
Eu sou de lá. Onde as Marias são Marias pelo céu. E as Nazarés são germinadas pela fé.
Que irá gravada em cada filho que nascer.
Eu sou de lá.
Se me permites já lhe digo quem sou eu.
Filha de tribos, índia, negra, luz e breu. Marajoara, sou cabloca, assim sou eu.
Eu sou de lá.
Onde o Menino Deus se apressa pra chegar
Dois meses antes já nasceu fica por lá
Tomando chuva, se sujando de açaí
Eu sou de lá Terra onde o outubro se desdobra sem ter fim
Onde um só dia vale a vida que eu vivi.
Domingo Santo que não posso descrever.
Pois há de ser mistério agora e sempre.
Nenhuma explicação sabe explicar.
É muito mais que ver um mar de gente
Nas ruas de Belém a festejar
É fato que a palavra não alcança
Não cabe perguntar o que ele é
O Círio ao coração do paraense
É coisa que não sei dizer... Deixa pra lá.
Terá que vir Pra ver com a alma o que o olhar não pode ver
Terá que ter Simplicidade pra chorar sem entender
Quem sabe assim Verá que a corda entrelaça todos nós.
Sem diferenças, costurados num só nó.
Amarra feita pelas mãos da Mãe de Deus
Estranho, eu sei
Juntar o santo e o pecador num mesmo céu
Puro e profano, dor e riso, livre e réu.
Seja bem vindo ao Círio de Nazaré.
Pois há de ser mistério agora e sempre
Nenhuma explicação sabe explicar.
É muito mais que ver um mar de gente
Nas ruas de Belém a festejar
É fato que a palavra não alcança
Não cabe perguntar o que ele é
O Círio ao coração do paraense É coisa que não sei dizer...
Pois há de ser mistério agora e sempre.
Nenhuma explicação sabe explicar.
É muito mais que ver um mar de gente
Nas ruas de Belém a festejar
É fato que a palavra não alcança
Não cabe perguntar o que ele é
O Círio ao coração do paraense
É coisa que não sei dizer... Deixa pra lá.

5 comentários:

  1. Olá Marina .. adorei sua visitinha e comentário no meu blog, como nos achou? Amei seu blog e estou seguindo. Nos siga e curta também ...

    sempre achei lindo essa procissão ... deve ser muito emocionante.bjs

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. amiga que legal
    e é um a cidade linda
    mesmo lindo domingo bjs
    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii tudo bem?
    Obrigada pela visita
    Se baby é muito lindo!!

    ResponderExcluir
  4. OI querida ... vim te convidar .. participa, vai ser amanhã!! bjs

    http://princesaluma.blogspot.com.br/2013/10/bc-sem-voce-minha-vida-seria.html .. deixe seu link pra ser comentada e visitada ... bjs

    Roberta e Luma
    Ah .. olha, tem convite da BC que é amanhã .. espero você! Bjs
    http://princesaluma.blogspot.com.br/2013/10/bc-sem-voce-minha-vida-seria.html

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina, sou louca pra conhecer Belém, essa cidade de cultura muito rica. Nossa, poder presenciar e sentir toda a energia do Círio de Nazaré é uma experiência incrível. Adorei o seu post.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir

© Mãe de primeira viagem Todos os direitos reservados.
Personalizado por Regiane Leite.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo