22.3.14

Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!

Olá mamães!
Hoje é dia da nossa coluna Universo Materno.
Umas das maiores preocupações de todas as mamães, é a alimentação dos filhos, pois a saúde é a base de tudo.
Uma boa alimentação é fundamental para o crescimento das crianças. Mais saúde, menos doenças!
Os alimentos essenciais para nossos filhos são:

Ovo: Sua gema é rica em colina, um nutriente importante para a produção de acetilcolina, neurotransmissor atuante na formação e manutenção da memória. 

Espinafre: Rico em ácido fólico, magnésio e vitamina  B, ajuda a prevenir a depressão. 

Grão de bico: Contém fibras solúveis que ajudam o organismo eliminar açúcares e gorduras como o colesterol.

Laranja: Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a funcionar adequadamente e previne o cansaço e o desânimo. 
Para os bebês ofereça laranja lima, é menos ácida.

Leite e derivados: Contém cálcio e vitaminas do complexo B, capazes de prevenir quadros de depressão. 

Peixes: Excelente fonte de ômega 3, vitamina B6, selênio e magnésio, importantes para prevenir ansiedade e depressão em crianças. 

Banana: Diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranquilo, por ser fonte de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. Possui vitamina B6, fundamental para o funcionamento do sistema nervoso central. 

Carne vermelha: Fonte de ferro. A falta do ferro no organismo, deixa a criança apática, fraca e com dificuldade de concentração. 

Castanha: Rica em triptofano e magnésio. Juntas, as substâncias auxiliam a produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bom humor. 

Alface: A lactucina está no talo da planta e tem propriedade calmante e folato. A falta dele pode levar a depressão, confusão mental e cansaço. 

Aveia: Tem altos níveis de triptofano, auxiliar do bom humor, e doses de selênio e vitamina B6, combate a ansiedade e depressão. 

Arroz:  O arroz integral é melhor, por conter mais fibras e vitaminas. Fonte de carboidrato que fornece energia.

Vamos oferecer de tudo um pouco para os nossos filhos. Assim estaremos fazendo nossa parte e protegendo contra doenças.
Esse foi meu recado de hoje.
Até a próxima postagem!
Carinhosamente

Você também me encontra AQUI clique e conheça!

19.3.14

Meu filho está com " sapinho" e agora?

Sim, o Matheus está com a língua com bolas brancas tipo leite, tipo afta e eu estou aqui com o coração apertado de ver a boca do menino assim.
O que é o sapinho ou "monilíase oral"?
É uma infecção causada pelo fungo "cândida albicans" que se instala a parte interna da boca... nas bochechas , língua, gengiva, no céu da boca e para melhorar dura aproximadamente 1 semana.

Como tratar: Os médicos receitam uma pomada antifúngica que é usada na boca do bebê e no seio da mãe que amamenta, os remédios podem variar em contra-gotas , pomadas, gel...

Como prevenir o sapinho? 
As medidas de prevenção são fundamentais para evitar a doença. 

(1) Limpar a boca do bebê com gaze, ou paninho de boca para retirar os resíduos do leite, porque o fungo prolifera com o leite. 

(2) Evitar dar beijo na boca do bebê, porque nós adultos, embora não tenhamos manifestação da doença, podemos ter este fungo presente na nossa boca. 

(3) Manter bicos de chupetas e mamadeiras esterilizadas. 

(4) Cuidar para que crianças não compartilhem chupetas e mamadeiras. 


Mais informações no site http://pediatrio.blogspot.com.br/2012/02/sapinho_7484.html

17.3.14

MOMENTO TENSO HOJE!!

Boa noite,
Hoje pela manhã eu estava fazendo alguma coisa enquanto o Matheus e o Rodrigo estavam na sala perto da janela... O Matheus encontrou um EMBUÁ (conhecido também como piolho de cobra) e esse bicho aqui para quem não sabe :
Simplesmente o marido se distraiu por alguns segundos olhando para a tv quando o Matheus pegou um bicho desses. O Rodrigo só percebeu que o pequeno estava com um bicho na mão quando o Matheus encostou o embuá nele.
MOMENTO TENSO: O Rodrigo não sabia o que fazer!! Apertou um pouco o pulso do menino até que ele soltou o bichinho que estava querendo se enrolar e não conseguia, kkkkk
Sorte que não é venenoso!
Não sei para quem foi mais tenso para o marido, ou para o embuá que em poucos segundos poderia ser levado para a boca do Matheus, DEUS O LIVRE!
Óh Deus não podemos nos distrair um segundo depois que temos filhos, rs!
Até mais!
© Mãe de primeira viagem Todos os direitos reservados.
Personalizado por Regiane Leite.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo